Viagens

Como ver Petra de cima?

Tive amigos que me contaram histórias pessimas e um dos esquemas mais comuns é de no local lhe tentarem vender que só se pode ver Petra de cima se pagar. É mentira, ou melhor é quase mentira. Existe uma trilha (tão ou mais dura do que a do mosteiro) que se chama Al-Khubtha Trail. Não é fácil se achar, não é fácil de fazer, mas vale a pena. Quem me recomendou foi o meu amigo A. que a fez duas semanas antes. As indicações para a trilha não são minhas, foram-me dadas pelo meu amigo e encontrei umas fotos bem ilustrativas neste site. Vai ser confuso, vai sentir que se perdeu mas connosco deu certo.

1) esta trilha começa junto as tendas que existe junto aos túmulos reais. Se estiver virado de frente para os túmulos vire a sua esquerda. Vai passar por várias tendas, se sentir que não está a ir na direção certa pergunte, eles ajudam. Vai ver de vez em quando umas placas como esta que vão ajudar. De vez em quando durante o caminho também vai encontrar umas tendas beduínas a vender várias coisas o que significa que está no caminho certo!

Capture

2) Siga os sinais que indicam “Al-Khubtha trail”. Ira ver uma curva para a direita (para tras das tumbas) e ira comecar a muitas escadas, significa que esta no caminho certo! Tambem comecara a ver aqui e acolá uns sinais brancos a dizer “Come and enjoy the spectacular view”.

3) Vai subir muitas escadas. Muitas mesmo, provavelmente uns 20 minutos de escadas. Vai chegar a uma zona em que consegue, do seu lado direito, ver o teatro. Significa que esta no caminho certo, pode continuar!

20200112095326_IMG_9850

4) Logo depois de passar a vista para o teatro vai encontrar uma estrutura que parece uma casa. Aqui tem de descer as escadas que estao exatamente do lado esquerdo

Capture
esta foto foi-me enviada pelo meu amigo A. nao sei a origem, peco desculpa!

5) A seguir a descer estas escadas vire a direita e prometo, ja falta pouco! Existem varias marcas no chao (setas pintadas) mas a partir deste ponto nao ha nada que enganar, e’ sempre em frente. Nos so reparamos nas setas no regresso e não tivemos problemas em encontrar o sitio.

Quando chegamos lá a cima ainda estivemos provavelmente quase 10 minutos completamente sozinhos e depois só chegaram 3 pessoas… Super calmo!

Porque é que não é gratuito completamente? Porque no ponto que tem a melhor vista está uma tenda. Se quiser de facto ver a vista vai ter de beber qualquer coisa. Para ser sincera os preços não são por ali além e podem ficar o tempo que quiserem. Para terem ideia um chá custa 1jd e um sumo natural 3jd, igualzinho ao que pagamos em todo o lado na Jordânia.

Jamais durante esta trilha fui abordada para pagar ou me foi oferecido um burro para ajudar com a caminhada. Também não vimos muita gente quando a fizemos (10 pessoas se tanto!)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s