Dia a Dia

Hábitos ingleses que já adquiri

Depois de cinco anos e meio no reino unido a aculturação já se faz notar… Não só começo a ter dificuldade em falar português sem me engasgar como alguns hábitos culturais dos ingleses já me estão a entrar no dia a dia.

Pontualidade britânica – podia ser mito mas não é. Pontualidade é algo muito sério por aqui e considerado de mau gosto chegar atrasado sem avisar. Se me for encontrar com amigos portugueses sou mais relaxada mas não mais do que 10 minutos.

Troquei o café por cha inglês – e mais tarde por chá de frutas por causa da cafeína.

Como scones com “clutted cream” – não sempre porque não é nada saudável mas se comer um scone vai ser sempre com clutted cream.

Evito o contacto pessoal – admito que me tornei muito menos social com pessoas que não conheço. Se existir um assento isolado num comboio sento-me nesse para garantir que não vou ter de falar ou interagir com pessoas. Se puder resolver um assunto online em vez de ligar ou ir ao sítio melhor!

Falo mais baixo – mas mesmo assim as pessoas ainda dizem que falo alto…

Evito tocar em pessoas – teve de ser, notei que era esquisito para as pessoas com quem trabalho se lhes tocasse no ombro para chamar a atenção

Almoço rápido – em meia hora no máximo. Mas não em frente ao computador!

Agenda – os meus compromissos pessoais são marcados com semanas (se não meses) de antecedência!

Marcar – não apareco no cabeleireiro, num restaurante, no cinema ou no teatro sem marcar. Não se esqueçam que vivo numa zona densamente populada por isso aparecer no meu restaurante preferido de sushi sem marcação não da, vão estar cheios!

Pedir desculpa – os ingleses pedem desculpa por tudo e mais alguma coisa e eu estou assim (se bem que me lembro de o meu pai se irritar há imensos anos atrás quando já fazia isso).

Não usar lençol de cima – Por aqui só se usa lençol de baixo (com elástico!) e capa de edredão, que e mudado semanalmente. Nunca vi lençol de cima à venda.

Meal deal – à hora de almoço há imensas opções nos supermercados para almoço. Entre estas opções encontram-se os meal deals que são menus normalmente baratos (£3) que incluem uma sandes, um pacote de batata frita (ou fruta) e uma bebida. Não o faço todos os dias até porque levo muitas vezes comida de casa mas e uma ótima opção para um almoço de última hora.

Jantar cedo – em casa jantamos quase sempre no máximo às 20h mas é super normal ser convidada para jantares as 19h ou as 18h! Na verdade até gosto porque chego a casa cedo!

E por aí? Habitos que tenham mudado?

2 thoughts on “Hábitos ingleses que já adquiri”

  1. Acho que só faltou falar no Weather 🙂
    Um british que se preze esta sempre a falar no tempo!
    Sim, substituindo o scone por um carrot cake, aqui é bastante identico. 🙂
    Tendo trabalhado muitos anos com crianças acabei por evitar todo o contacto, e ja aconteceu as pessoas (portugueses) acharem que sou snob ou distante por isso. Lembro-me de uma vez tocar uma colega no ombro e ela saltar… apesar de termos feito workshops(!!) em como falar olhando directamente a pessoa e tocando no ombro, ajuda a criar empatia e a comunicar de forma mais eficaz!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s