Uncategorized

Maldita cafeína

Nunca gostei da moda das alterações radicais na alimentação. Ora são as papas de aveia que são altamente, como o óleo de côco que serve tanto para fazer refogados como para passar no rabo do gato (ler com sarcasmo!), ora o leite de vaca. Passei ao lado destas modas todas mesmo tendo um intestino com tendência para ser acelerado. Sei bem que devo ter intolerância a alguns alimentos mas enquanto eu aguentar assim será. Mas no início de 2018 tudo piorou. Diarreias diarias, desconforto abdominal. Todos os dias pensava que ia passar, todos os dias voltava. Depois de dois meses e tal aceitei que precisava de ajuda e marquei consulta. Mas enquanto esperava pela consulta alguém me falou na cafeína. Que era algo que afectava muito o intestino, que podia ser o meu mal. Mas eu bebo cafeína há mais de 14 anos diariamente, jamais podia ser isso. Mas desta vez o desespero falou mais alto e acedi. No dia que parei de beber cafeína a diarreia passou. O desconforto intestinal passou. Custou muito, era altamente dependente da cafeína.

Mas acima de tudo houve outra coisa que passou. As minhas dores de cabeça e as enxaquecas. Todas as semanas eu tinha umas 3 ou 4 dores de cabeça e pelo menos uma a duas vezes por mês tinha enxaquecas violentissimas. Sempre achei que era genetico, a minha mãe sempre sofreu muito com eles. E eu sempre tive dor de cabeça quando não bebia café, não podia ser. Mas foi… Depois de três longas semanas o meu corpo habituou-se a não ter cafeína. Senti que tenho muito mais energia (irónico, bem sei!), o intestino ficou mais regulado e as dores de cabeça quase desapareceram. De uma a duas enxaquecas por mês passei a uma em nove meses, de três a quatro dores de cabeça por semana passei a uma por mes e bem fraca e de evolução lenta!

Atenção que não me resolveu o problema dos intestinos completamente mas melhorou muito!

E como fugir à cafeína? Na verdade não bebia café há uns 4 anos. Quando mudei para o reino unido troquei o café pelo chá. E há alternativas ao chá inglês e ao chá verde (que bebo diariamente) sem cafeina! E felizmente as pessoas aceitam bem, melhor do que quando decido não beber álcool (irónico, bem sei!).

aroma-art-beverage-1251175

 

Imagem retirada do pexels.

2 thoughts on “Maldita cafeína”

  1. Interessante. Mas era chá Inglês com leite ou sem leite?
    Desde o inicio de 2018 que também tenho tido mais problemas digestivos e dores de cabeça, mas tenho associado aos lacticinios, pois coincidiu com uma altura em que fomos para as montanhas fazer ski e provamos imensos queijos…

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s