Uncategorized

Desmistificar a emigração

Todos nós tivemos ou temos um familiar emigrado. Todos nós também temos um estereótipo sobre a emigração, não vale a pena mentir. Eu própria tinha. Para mim o emigrante era aquele que vivia em parcas condições e que amealhava tudo o que conseguia para conseguir concretizar o sonho de construir a casa na terra de onde partiu e onde passa o mês de agosto sem falha.

Mas esse conceito de emigração já não bate com a realidade de hoje em dia. Não se sai do país com uma mão às frente e outra atrás. Não são as camadas inferiores sem muita educação formal que sai necessariamente do país. Mas por algum motivo é essa ainda a ideia que temos.

A minha vida no reino unido é igual à que tinha em Portugal. É verdade que saio a horas decentes, tenho um salário mais interessante, não posso ir almoçar a casa do pai todos os domingos, mas já era assim quando morávamos em Lisboa (excepto sair a horas, quando morava em Portugal trabalhava horas sem fim).

Não existe grande diferença entre eu trabalhar em Faro, no Funchal ou em Londres. Alias, vou mais vezes a casa do que uma amiga minha madeirense! E explorei um bocadinho sobre isso quando dei recentemente uma entrevista às Antena 1 no programa portugueses no mundo. Podem ver a entrevista aqui.

Nota: eu sei que prometi uma pausa mas sempre que sentir que há tema virei cá dar um ar de minha graça 🙂

3 thoughts on “Desmistificar a emigração”

  1. Que boa surpresa. 🙂
    Gostei muito da entrevista. Parabéns!
    Realmente devo viver no mundo da lua pois só muito recentemente me dei conta dessa ideia de que o emigrante é um “coitadinho”. Tens toda a razão. O emigrante de hoje em dia faz uma vida normal e não passa as férias em Portugal. O emigrante de hoje em dia é um cidadão do Mundo. Eu conheço uns (completamente loucos!!) que apanham o avião só para ir almoçar a Lisboa ou ao Luxemburgo 😂
    Beijinhos

    Like

      1. Sim, já virou até piada… cada vez que vamos passear:
        ” E vão só almoçar ou também ficam para jantar?”
        Parece que muita gente se esquece que há voos de manha e ha noite. 🙂
        Bom fim de semana

        Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s