Viagens

Albânia e Comida

Não creio ser nenhum segredo por aqui que comida é uma parte MUITO importante da minha vida. Ultimamente tenho tido o cuidado de pesquisar com antecedência quais são os pratos típicos de determinado país e restaurantes típicos para não perder nada!

Na verdade na Albânia tivemos 3 refeições: almoço e jantar de sábado e almoço de domingo. Dividimo-nos então por três restaurantes de forma a cobrir todos os possíveis campos: dois restaurantes típicos albaneses e um restaurante de peixe (mais porque eu e o J. temos muitas saudades de peixe).

No sábado almoçamos por Berat, num restaurante dentro do castelo. Sem pesquisas previas ou recomendações. Olhamos para o menu e vimos que tinha pratos típicos que queríamos experimentar e entramos. Acabamos por pedir um “mixed plate” que foi a melhor decisão porque tivemos oportunidade de experimentar uma série de pratos típicos albaneses como Byrek e Speça me gjize entre outros. Recomendo mesmo! Ah, pagamos 2000Lek/€16.5/£14 para os dois.

A noite resolvemos ir a um dos restaurantes mais bem cotados de peixe em Tirana, o Markata e Peshkut. Eu comi um linguini com frutos do mar e o João uma dourada… Problema deste sítio? Pagamos mais de 20 euros por uma garrafa de vinho e mais 20 por uma dourada para uma pessoa… Por isso recomendo que vão mas só peçam pratos ou bebidas que venham escritas no menu, ou correm o risco de serem roubados!!

Finalmente para o último dia decidimos experimentar um restaurante super recomendado como sendo o típico albanês, o Oda. De facto quando entramos percebemos que de turístico nada tinha. As salas eram frias e decoradas de forma muito simples. A casa de banho era no exterior e consistia num buraco no chão (estilo turco)… Apesar do choque recomendo MUITO! É dificil dar com ele porque não é na rua principal (ver foto abaixo). Tanto eu como o João escolhemos pratos típicos. Eu comi vegetariano porque a maioria dos pratos tinham cordeiro que não aprecio. Não tiramos fotos de todos os pratos mas como bônus temos foto do menu 😉 Curiosamente custou exatamente o mesmo que pagamos no almoço do dia anterior, 2000Lek/€16.5/£14 para os dois!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s