Dia a Dia

Hábitos portugueses que ainda não deixei

Em junho do ano passado escrevi um post sobre hábitos ingleses que já adquiri. Na altura queria fazer este como continuação mas esqueci-me (quem nunca…). Sou portuguesa com muito orgulho. Adoro o nosso país, como tudo o que tem, de bom ou de menos bom. E embora more no reino unido há mais de seis anos as minhas raízes portuguesas serão sempre muito importantes. Todas estes hábitos são tão enraizados que demorei a lembrar-me deles…

– almoçar em condições – parar para almoçar, comer uma refeição em condições para mim são super importantes e são hábitos que mantenho. É esquisito para os ingleses que eu coma sopa e conduto mas para mim é imprescindível comer de faca e garfo

– ser sincera – não podemos confundir com ser frontal, que a maioria das vezes é apenas sinal de falta de educação, para mim eu tenho de ser sincera com quem me rodeia, com que escolho passar os meus momentos de lazer.

– convidar amigos para virem cá a casa almoçar – infelizmente a nossa vida caótica nem sempre permite, mas sempre que possível temos amigos cá em casa a almoçar.

– abraçar/tocar nas pessoas – foi algo que incomodou muitos dos meus colegas mas habituaram-se, coitados

– cozinhar a sério – na verdade esta é mentira porque eu mal cozinho mas o J. cozinha e é muito bom. Quase todas as nossas refeições são feitas do zero com ingredientes frescos ao contrário dos ingleses que têm por hábito comer coisas pré-feitas

– Manter o contacto com a família – também aqui está outra que os meus colegas estranharam mas já abraçaram. A minha família é um pilar importantíssimo na minha família e estamos em constante contacto (abençoado WhatsApp)

– Receber convidados – por ano recebo mais pessoas na nossa casa do que os meus colegas todos somados. As portas estão abertas, a família e os amigos já sabem

– Falar português – esta parece parva mas faz sentido juro. Com o passar dos anos começamos a ficar preguiçosos e tendemos a usar palavras em inglês no meio de uma conversa em português porque não nos apetece pensar. As vezes acontece, principalmente imediatamente depois do trabalho (passamos 8 horas por dia a falar só inglês) ou assuntos que só tratamos em inglês (empréstimo da casa, obras, etc), mas tentamos ao máximo puxar pela cabeça para nos lembrarmos das expressões em português.

Sinceramente pensei que seriam mais, talvez a minha memória esteja péssima… Acrescentariam alguma coisa a esta lista?

2 thoughts on “Hábitos portugueses que ainda não deixei”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s