Viagens

Comida no Sudeste Asiático

Pois bem, não vou mentir. A comida no Sudeste asiático não foi a minha parte preferida da viagem. Quem tem o prazer de privar comigo sabe bem que sou uma esquisitinha a comer. Não curto muito peixe, não tenho tolerância nenhuma a picante, carne de porco e vaca marcha mas tem de ter bom aspecto e odeio caril. Pois bem, na Ásia, em especial na Tailândia sofri um bocado. Vá, na verdade não sofri assim tanto porque descobri dois ou três pratos que gostava e só comia esses.

Mas comecemos pelo início. Em Singapura não tivemos problema nenhum mas na verdade só comemos comida internacional asiática praticamente. Para além de termos experimentado rãs (não leram mal!!) o resto foi bem internacional, ramen e umas cenas que nem me lembro do nome!

20190420_121939.jpg

No Vietname não tive tanta dificuldade. Na verdade a dificuldade aqui foi mesmo encontrar restaurantes porque a maioria das pessoas comiam em restaurantes improvisados no passeio, algo que o meu estômago e intestino sensível não iriam aguentar pelo que nem tentamos.

No Cambodja a comida era muito influenciada pela Tailândia pelo que comi invariavelmente frango com ananás ou frango com caju (que se tornou praticamente na única coisa que comi na semana seguinte). No entanto numa das noites experimentamos um grelhado que tinha, entre outras, carne de crocodilo!

Finalmente na Tailândia e tal como disse limitei-me a comer frango com ananás ou com caju. Como adoro nunca enjoei, mas pronto, para provar que há outros pratos aqui vão fotos de outras iguarias que o J. que tem um palato melhor do que o meu provou. A verdade é que a minha dieta restrita de opções me manteve mais afastada da sanita do que ele!!

Como sei que ha varias pessoas sensíveis como eu aqui vão algumas dicas:

  • Nunca bebam, ingiram ou lavem os dentes com agua da torneira. Creio que foi este o nosso erro na Tailândia
  • Não comam comida nao cozinhada. Fruta, vegetais, etc. O meu maior drama foi com um sumo de melancia, embora não me tenha afastado de os beber…
  • Prefiram agua ou sumos de lata, recusem gelo na bebida
  • Escolham restaurantes com muita gente para terem mais certezas que existe rotacao de comida grande
  • Nao comam em mercados de rua, prefiram restaurantes
  • Rezem antes de comer (estou a gozar, claro!)
  • Levem imodium

O J. passou um bocado mal, eu tambem mas ja tenho um intestino bastante sensível. Acima de tudo aproveitem, esquecam os stresses, se acontecer algum azar logo resolvem.

2 thoughts on “Comida no Sudeste Asiático”

  1. “Nao comam em mercados de rua, prefiram restaurantes”
    Finalmente alguem que pensa como eu!
    Até pode ser bom, mas a mim ninguem me apanha a comer em barraquinhas em viagem, gato escaldado…
    Também tive uma vez um problema com um sumo de ananas. Não sabia na altura, mas beber algo doce quando o corpo está desidratado ainda faz pior. O melhor mesmo, quando faz muito calor, é beber agua à temperatura ambiente.

    Like

    1. Completamente! Nao percebo porque e’ que as pessoas arriscam, que loucura! Falamos com um casal da america do sul que tinha estado com febres altíssimas por causa de um sumo que tinha bebido numa barraca no Cambodja! Estragou-lhe as ferias todas, coitado…

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s