Viagens

Passaporte

Ao longo dos últimos tempos descobri que o passaporte (português) tem uma série de particularidades.

Embora o passaporte (português!) tenha 5 anos de validade na verdade a maioria dos países (fora da união europeia ou do acordo de Schengen) não aceitam que se viaje para estes países com menos de 6 meses de validade a contar da data de saída do país.

Algumas companhias aéreas não deixam marcar voos se o voo acontecer nos últimos 6 meses de validade do passaporte. Esta frase parece semelhante ao que disse antes mas a grande diferença tem a ver com o facto de não poderem marcar voos até que renovem o passaporte. Por exemplo, o meu passaporte expirava em outubro de 2019. Em novembro de 2018 tentei marcar um voo para maio de 2019 e não consegui porque não tinha os tais 6 meses. Há empresas que deixam mudar os detalhes do passaporte posteriormente mas como estava a marcar um voo low cost na Ásia isso não ia poder acontecer e assim tive de renovar o passaporte em novembro, perdendo praticamente um ano antes da data de validade. Para além disso o número do passaporte mudou (alguem sabe se muda sempre? Este e’ so’ o meu segundo passaporte).

O passaporte português não pertence ao cidadão mas sim ao estado. Embora em alguns países, como o reino unido, seja possível ficar com o passaporte, isso não acontece com o passaporte português que tem de ser devolvido quando se renova.

Existe o mito que não se pode renovar o passaporte mais cedo. Não sei qual é o fundamento mas quando renovei o meu quase um ano antes do prazo terminar não colocaram nenhuma objeção quando expliquei.

O passaporte português é considerado dos mais valiosos do mundo. Este ranking lista o número de países que os portugueses podem entrar sem visto. Atualmente são 122. Podem encontrar mais informações aqui.

Sei que existe um problema enorme em conseguir marcação para renovar o passaporte e o cartão do cidadão. Até ao final do ano passado em Coimbra não tive problema nenhum. Eu faço no registo civil da avenida sá da bandeira e nunca esperei mais de 10 minutos. A única razão pela qual faço lá é porque o meu pai trabalha lá perto e assim pode ir lá buscá-lo, no entanto sei que na loja do cidadão demora mais um bocado…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s