Viagens

Consulta do viajante no Reino Unido

A medida que começamos a explorar o mundo chegará a uma altura que iremos a zonas nas quais precisamos de ter cuidados redobrados. Levar uma pequena farmácia e’ sem dúvida essencial, mas também fazer uma consulta do viajante. Em Portugal não cheguei a fazer nenhuma mas no Reino Unido já tive de fazer várias. Existem várias opções, mas só vou falar de duas: NHS ou Boots/Superdrug.

Se quiserem tirar dúvidas de se necessitam ou não sugiro que visitam este site. Mas se não quiserem correr o risco

O NHS disponibiliza este serviço de forma gratuita, basta marcar uma consulta com uma enfermeira no centro de saúde. Atenção, não e’ com o medico, e’ com a enfermeira! No entanto o NHS não disponibiliza todas as vacinas, apenas aquelas que representam um risco de contágio a outras pessoas. As vacinas incluídas no NHS são pólio (dada combinada com a difteria e o tétano), tifoide, hepatite A e cólera. Tanto esta consulta como as vacinas são completamente gratuitas. No entanto existe um pequeno problema com o NHS. Devido aos imensos cortes e a falta de enfermeiros existem centros de saúde que não disponibilizam este serviço. O meu centro de saúde não disponibilizava este serviço, tive de mudar para outro centro de saúde.

A outra opção, que pode ser alternativa ou complementar ao NHS. A Boots e a Superdrug (e provavelmente outras farmácias) disponibilizam a consulta do viajante também. Basta marcarem online (aqui para a Boots e aqui para a Superdrug). A consulta também e’ gratuita mas as vacinas são pagas. Não vou mentir, as vacinas que não estão incluídas não são nada baratas. Para terem uma ideia aqui vão os preços (em janeiro de 2019):

Vacina Doses Necessárias Custo Total
Cólera 2 £56
Hepatite B 3 £120
Encefalite Japonesa 2 £178
Meningite 1 £50
Raiva 3 £165
Encefalite Tick-borne 3 £195
Febre Amarela 1 £58

No meu caso eu uso uma mistura dos dois. Marco uma consulta na Boots para perceber que vacinas ou tratamentos terei de tomar/fazer. Depois se precisar de vacinas tomo as que o NHS não fornece com a Boots e marco com a enfermeira do meu centro de saúde para tomar as do NHS.

Não se esqueçam de pedir ou levar para atualizar o vosso boletim de vacinas do viajante e de levarem convosco nas viagens.

Travel-vaccinations-record-1.jpg

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s