Uncategorized

Blog Vs Vlog

Sei que é estranho numa altura em os vlogs e os canais de YouTube estão a ganhar força eu ter apostado num formato escrito. Existem várias razões para o ter feito. A primeira e o facto de eu não escrever este blog tendo em vista fazer dinheiro com ele. O blog renasceu porque os amigos estão sempre a pedir dicas de viagem. E eu adoro dar dicas, falar sobre viagens, mas passado uns anos já não me lembro de tudo, o que é uma pena. E recorrer aos itinerários que fiz na altura embora ajude não resolve a 100%.

O segundo motivo e porque eu gosto de escrever. Sempre gostei. Para mim escrever é como uma catarse. O meu cérebro anda sempre a mil e escrever é das poucas coisas que eu consigo fazer em que consigo focar-me durante bastante tempo. Por vezes escrevo 3 ou 4 posts por dia, só porque necessito de desviar a minha cabeça de algum problema. E escrever pode ser feito em qualquer lugar, enquanto que filmar não, necessita que se carregue o equipamento, se tenha minimamente um guião, para além de ser muito mais intrusivo.

Outra razão e o facto de eu viver fora de Portugal. Sempre me chateou (mas compreendo) que as pessoas ganhem sotaque, que as construções das frases fiquem esquisitas. E eu comecei a ficar assim. Embora ainda não tenha sotaque a falar, as quase 10 horas por dia que passo a falar inglês estão a fazer com que me esqueça de vocabulário, ou que use palavras esquisita porque tenho dificuldade em me lembrar da palavra adequada e uso uma tradução literal. Para além das palavras que já inventei. E escrever é ótimo para praticar. Tenho plena noção que há muitas frases que gramaticalmente são um desastre de deixar Camões a rebolar no túmulo, facto pelo qual peço desculpa. Também se junta o facto de quando saí do país o acordo ortográfico estava a entrar em vigor mas ainda não era obrigatório, por isso é que vêm por aqui uma misturadela entre palavras com e sem o novo acordo ortográfico.

E a última e simples, embora eu seja consumidora de conteúdo no Youtube (sim, já faço parte do grupo de pessoas que gasta menos de 5% do tempo a ver televisão generalista) eu gosto de ver informações escritas. Embora veja sempre vlogs sobre os locais onde vou é o formato escrito que eu mais uso para planear viagens.

2 thoughts on “Blog Vs Vlog”

  1. Penso exactamente da mesma maneira. Ainda prefiro o bom velho Blog. 🙂
    Eu que sempre me orgulhei de saber escrever bem Português, hoje em dia tenho imensa dificuldade em não dar erros ortográficos/gramaticais. Falar então é uma desgraça! Misturo bastante vocabulário Inglês. E também me acontece meter “alien words” pelo meio…
    Aqui na escola primária não só faz parte do currículo, como também é visto como uma forma de incentivar a criatividade nas crianças!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s