Uncategorized

Feminista e com orgulho!

Sempre fui a chata que refilava por tudo e por nada. Várias vezes ouvi da boca dos que me são mais próximos que assim nunca iria “arranjar marido”. Sou também das chatas que não mudou de nome depois de casar e que manteve o facto de ir casar algo escondido (menos das pessoas que queríamos no nosso casamento) porque nunca achei piada a que me dessem os parabens quando o casamento não é algo que se “atinja”, é só um passo normal de uma relação.

Por este motivo sim, fui esquisita na escolha. Tive alguns namorados mas por um motivo ou por outro sabia que não ia dar. Ao meu lado sempre quis um companheiro, alguém com quem compartilhar tudo na vida.

E sim, nós somos a excepção a regra. Partilhamos regras, responsabilidades sobre todas as áreas da nossa vida. Obviamente que temos tarefas que gostamos mais ou menos mas existe sempre muita igualdade na divisao das responsabilidades. Por vezes, por preguiça, trabalho ou cansaço acabam por um de nós ter mais tarefas do que o outro mas conversamos e realinhamos as estrelas.

Claro que nem sempre isto acontece sem algumas discussões ou conversas mais rispidas. Aqui por casa não ha tarefas azuis ou tarefas cor de rosa. Se ele quer as meias sem buracos pode ele cose-las. Mas as meias vao para o lixo. Nem por um segundo sinto culpa…

Por isso meninas e senhoras, não sejam totos e partilhem responsabilidades. E acima de tudo não cobrem. Não chamem a atenção se acharem que a tarefa que ele fez não foi completada de acordo com os vossos padrões. Aceitariam se ele vos fizesse isso? Pois, bem me parece… O chão pode não estar aspirado de acordo com o que queriam mas acima de tudo e menos uma tarefa que vocês terão de completar. No final do dia sentirão que tem mais tempo para vocês e que estão menos cansadas.

Acima de tudo queiram igualdade, queiram ser partes iguais de uma relação, traz muito mais saúde à vossa relação.

Ha pouco tempo a hashtag #porramaridos comecou a ser moda pelo twitter e instagram. E situacoes escabrosas comecaram a ser conhecidas. Cabe a cada uma de nos mudar a nossa casa e tornarmos o mundo mais justo para tod@s, principalmente para nos mesm@s.

relatos_porramaridos_3porramaridos3porramaridos1porramaridosfinal

2 thoughts on “Feminista e com orgulho!”

  1. Pois em minha casa ha tarefas azuis e tarefas rosa, sim! 🙂
    Somos diferentes e por isso respeitamos as diferenças de cada um. Da mesma maneira que o meu marido vem ter comigo se o assunto sao agulhas, eu vou ter com ele se o assunto são parafusos. E nunca em 20 de casados ouvi o meu marido reclamar:” a porra da minha mulher nem um candeeiro ou uma torneira sabe trocar”, pois ele também não é eletricista nem canalizador. E apesar de eu até saber trocar um pneu, ele tem 10 vezes mais a minha força para o fazer e não se importa nada de me ir salvar… 🙂

    Like

    1. Cada um sabe como quer gerir a sua vida.

      Na minha casa crescemos a saber fazer tudo e fui ensinada a mudar fichas eléctricas, fazer buracos na parede, mudar parafusos e tudo o que tradicionalmente se atribui ao papel do homem.Por outro lado o meu marido foi ensinado a passar a ferro, a cozinhar, a tratar da casa, a coser. São estes os valores nos quais fomos educados e que queremos passar as futuras gerações. Obviamente que ninguém la em casa coloca em causa as atribuições físicas inerentes ao homem e a mulher. O J. não espera que eu carregue um móvel que claramente me pode magoar, só porque se ele pode eu também tenho de poder.

      Infelizmente a nossa sociedade, mesmo na minha geração, ainda sobrecarrega a mulher mais do que o homem. Ainda cabe a muitas mulheres a gestão da casa e do marido. O homem até faz tarefas domésticas mas tem de ser a mulher a relembrar. Em minha casa não funcionamos assim e foi isso que quis explicar. Trabalhamos os dois a full time em trabalhos altamente exigentes e de responsabilidade. Como tal não deve cair apenas em cima de uma das partes do casal a gestão da casa e da vida familiar.

      Um beijinho

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s