Viagens

Rússia – primeiras impressões

Quem nunca levou com um olhar esquisito porque disse que estava a pensar em ir à Rússia que se considere um caso raro. No meu caso, depois de Chernobyl o mundo percebeu que não vale a pena por isso deixei de levar bocas. Mas eu própria tinha fiquei surpreendida pela Rússia, mais concretamente por Sao Petersburg onde passamos 5 dias em Outubro deste ano.

1) esta mais frio do que pensas – a previsão da temperatura até era de cerca de 15 graus mas o vento GELADO fez com que a sensação térmica fosse bem mais baixa. Esqueci-me das luvas e do gorro e sofri… Muito!

2) é mais barato do que eu pensava – no dia anterior à viagem vi uma Blogger que sigo e que viajou para cerca de 100 países dizer que o Japão e a russia são os países mais caros para onde viajou. Sobre o Japao não concordo mas compreendo (os transportes e a viagens e avião são carotas) e fiquei com medo do que iria encontrar na Rússia. Claro que nunca fui a Moscovo mas não me posso queixar. Os transportes são cerca de 50 centimos, almoços sao a 10 libras para os dois, jantares entre 25 e 50, museus a um preço aceitável.

3) é seguro, mas… – pensem uma coisa, deixariam uma carteira aberta se estivessem em Lisboa? Pois, por aqui é o mesmo. Tenham em atenção às mochilas e aos bolsos, se alguém vos abordar em russo não respondam… O guia da visita que fizemos disse que o truque dos carteiristas por aqui é perguntar as horas em russo, se responderem noutra língua torna-se automaticamente numa potencial vítima. Por via de dúvida fiquem caladitos. Mas mais uma vez, não tivemos problema algum!

4) inglês – todos os momentos em que necessitamos de nós comunicar o nível de inglês era fantástico! Nos que não falavam em inglês foi por gestos! Até ousamos comprar um cartão SIM para ter internet e foi super fácil falar com os funcionários.

5) se acham que São Petersburgo e bonita de dia esperem por ver a noite!!

3 thoughts on “Rússia – primeiras impressões”

  1. Ola.
    Desculpa, eu sei que nao tem nada a ver com o post mas queria saber se na tua opiniao vale mesmo a pena investir num Priority Pass. Obrigada. xx

    Like

    1. Ola Marshmallow, isso e’ uma questão de estilo de viagem e de gosto pessoal. Eu, por exemplo, tive um durante dois anos e usei bastante. Cancelei quando era suposto fazer a última renovação apenas porque queria aproveitar os descontos que fazem na Blackfriday, por isso ontem comprei novamente.

      Embora se pague uma anuidade, o pacote mais baixo (que e’ o que eu uso) ainda obriga a pagar £20 por pessoa para entrar nos lounges. Eu acho que vale a pena, porque tem comida e bebidas ilimitadas. Ha lounges em que ate servem refeições mesmo, mas a maioria so tem sandes. Eu vou pelo sossego, por saber que vou encontrar um sítio para carregar o telemóvel e claro, para comer qualquer coisa.

      Eles estão com uma promoção na anuidade por causa da Black Friday, creio que e’ a única altura do ano que fazem desconto.

      Like

  2. O timing nao e’ coincidencia…
    Fiquei tentada a dar-lhe uma oportunidade 🙂
    Obrigada pela pronta resposta. Foi bastante elucidativa.
    Bom fim de semana

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s