Viagens

Visto para a Rússia

Muito em breve vamos à Rússia (lembram-se deste posts sobre pacotes de viagem?) e pela primeira vez deparamo-nos com um sistema de vistos chatos. Já sabía que ia ser complexo mas nunca pensei que fosse tão chatinho e cheio de etapas (e caro!!!)

Tenham em atenção que tirei o meu visto em Londres, pelo que estes passos só se aplicam ao nosso caso, por favor verifiquem o que têm de fazer no vosso caso em concreto

1) Carta convite – para entrarem na Rússia não basta tem hotel e avião marcado, têm de ter esta carta de uma instituição ou pessoa a convidar-vos para irem lá. Se conhecerem alguém russo óptimo, se não então têm de pedir ao hotel onde vão estar (ou agência de viagens com quem marcaram) para vos dar este documento. Na verdade este documento não e’ nada mais do que uma forma de pagarem mais para terem o visto. E sim, tem de ter hotel marcado para ter o convite, mesmo sabendo que o visto pode nao ser aprovado, pelo que nao se esquecam de ver se o hotel que vao marcar tem este servico ou nao. No nosso caso vamos ficar no hotel Nevsky Breeze, e caso fiquem neste hotel podem pedir o convite aqui.

Pagamos € 39.05/ £ 35.21 pelo convite para os 2.

2) Visto – No Reino Unido o visto nao e’ pedido na embaixada mas sim no Russia Visa Application Centre. Nao e’ preciso marcar mas conte com pelo menos duas horas de burocracias. Esta parte pode ser complexa pelo que sugiro que facam com tempo. Tem de ir ao site , escolher o tipo de visto, preencher os dados (e sao muitos!) e imprimir os formularios. Atencao que na pergunta 11 (Host organisation you intend to visit) coloquem a entidade que emitiu o convite. Nao se esquecam que tem de tirar fotos tipo passe que tem de preencher certos requerimentos.

Nesta fase nao tem de pagar nada.

3) Ir ao Russia Visa Application Centre. Esta aberto todos os dias da semana e quando la fomos nao esperamos muito. Sao conferidos todos os documentos (nao se esquecam de levar o comprovativo de seguro de saude que e’ obrigatorio!), os formularios (do visto e a carta convite), o passaporte e as fotos. Nos levamos as reservas tambem mas ninguem nos pediu.

Pagamos € 180.01 / £ 161.4 pelo visto + taxas + entrega do passaporte (eu disse que foi caro!)

Basicamente pagamos 30 libras cada pelo visto + 38.4 libras cada um de taxas + 9.8 libras cada um para devolverem o passaporte + 5 libras porque tivemos de reimprimir os formularios!

4) Cerca de um mes depois irao receber o vosso passaporte pelo correio (quem escolher esta opcao) com o visto. No nosso caso fomos ao centro de vistos no dia 13 de Julho e recebemos os passaportes no dia 10 de Agosto.

20180810_151044.jpg

2 thoughts on “Visto para a Rússia”

  1. Olá. Obrigada por partilhares essa informação. Estava curiosa para saber como seria tratar do visto apartir daqui do UK. Já por varias vezes estive para marcar essa viagem mas por causa do visto sempre fui adiando e dando preferencia a outros destinos. Vou ficar atenta a todas as dicas.

    Like

    1. Ola Mashmallow! Sim, nos proximos meses vao sair posts, mas devagarinho. Em Outubro vou estar bastante ocupada com trabalho e ferias por isso ja deixei posts sobre outros destinos que visitamos antes.

      Boas viagens!

      Joana

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s