Dia a Dia

Sou o que sou e não o que tenho

Depois do post do mês passado sobre a maternidade este mês abordo a questão do materialismo.

Cada vez mais me defino pelo que sou e não pelo que tenho. Isto pode parecer estranho de alguém que trabalha numa área altamente materialista mas corresponde cada vez mais à verdade.

Quando alguém me pede para descrever a Joana, jamais digo “sou a Joana e tenho uma mansão (piada!), um jaguar (ah! ah! ah!) e um closet cheio de roupa (I wish!).” Seria simplesmente estúpido, certo? Então porque é que continuamos a esfregar na cara dos outros o que compramos, os hotéis onde ficamos, as viagens que fazemos? Cada vez mais o meu Instagram mostra sentimentos e não o que tenho/fiz porque estou numa batalha interior para ser mais assim. Fotos antigas em que a santíssima Trindade aparece abraçada (pai, mana e eu), a minha sobrinha a saltar e cantar, fotos de locais que despertaram determinadas sensações.

Isto não significa que não tenho bens materiais ou que não sou consumista. Simplesmente o que tenho, o que paguei com dinheiro (ou me foi oferecido) não é o que eu sou, não faz parte da minha personalidade. São bens que me dão conforto, um estilo de vida, gozo, etc. Mas não passam disso, de objectos ou serviços. O mais importante continua a ser o que tenho cá dentro e dou ao mundo.

Bem sei que ter um blog sobre viagens faz transparecer a ideia de que estou a esfregar na cara dos outros o que tenho. Não podia ser mais errado, na verdade o blog surgiu porque os amigos começaram a pedir dicas sobre viagens e com o tempo informação preciosa foi—se perdendo. Este espaço não é mais do que um “despejar” de informação que me vai no cérebro e que não quero perder.

“As coisas são so coisas e a vida é o que fazemos dela.” – Diogo Amaral

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s