Dia a Dia

E quando as criticas começam a chegar?

Nunca cresci a achar que era “normal”. Nunca tive pretensões, nem expectativas de me enquadrar no que a sociedade considera normal. E isso traduz-se em decisões sobre viagens.

Já há algum tempo que queria ir a Ucrânia. Mais concretamente a Chernobyl. Sempre soube que não seria algo que todas as pessoas gostariam de ir, mas não esperava uma reação como a que recebi.

As pessoas a’ minha volta questionaram os motivos. Para mim e’ básico, estamos a falar em pura historia, algo que aconteceu há não muito tempo, aquilo a que eu chamo de historia viva. E ter o prazer em puder de “tocar” (não literalmente!!) neste pedaço de historia para mim e’ algo impagável.

No inicio custou-me bastante não vou negar. Houve uma conversa em particular que me deixou de rastos, me fez repensar se algumas das decisões que tomei foram as mais corretas. No entanto percebi que existem varias razoes para as pessoas não aceitarem as tuas escolhas:

  • Desconhecimento – a maioria das pessoas não sabe que, por exemplo, Chernobyl esta mais segura que sempre pois um novo pavilhão foi construído pela cisterna destruída pelo desastre nuclear
  • Medo – a maioria das pessoas a minha volta não viaja tanto como eu e, como tal, não percebe que o circuito normal de turistas já não nos satisfaz
  • Proteção – a maioria das pessoas que mais nos criticam são aquelas que são mais próximas de nos e, como tal, só nos querem proteger.

Por isso existem duas soluções possíveis para esta questão: aceitar o que nos dizem ou simplesmente não contar onde são as próximas viagens. Eu sinceramente adopto uma mistura das duas, em que por vezes não digo onde vou (por exemplo, quando fui a Israel sozinha) ou conto e tento aceitar as criticas.

Live and let leave 😊

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s